seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 21 de novembro de 2018 | relogio 16:01

NAE - Núcleos de Assuntos Estudantis

Localizado no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/ Pró-Reitoria de Extensão, e tem por finalidade implementar a Política de Assistência Estudantil, que compreende programas, benefícios, serviços, projetos, e ações, com princípios pautados em valores éticos e humanos, que visam nortear estratégias que possibilitem aprimorar e ampliar a permanência e o êxito no itinerário formativo dos discentes matriculados e frequentes nos cursos técnico Nível Médio, de graduação, e pós-graduação nos diversos Campi,tanto nas modalidades presenciais, quanto à distância-EaD, ofertados pela UNIMONTES.

O NAE tem por objetivos:

• Elaborar ações de enfrentamento das desigualdades sociais na permanência e conclusão da educação superior;
• Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico;
• Agir preventivamente nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.
• Contribuir para que o estudante com deficiência tenha condições para seu amplo desenvolvimento acadêmico;

Com o intuito de organizar e planejar suas ações em cada área de atuação, o NAE é composto por:

. Setor de Apoio à Permanência: Tem como atribuição organizar as ações voltadas á gestão e cessão das bolsas e benefícios previstos na Politica de Assistência Estudantil do estado de Minas Gerais, que dizem respeito à permanência e ao desempenho acadêmico dos estudantes beneficiados. Compete ainda, propor editais e critério de acesso as referidas ações, bem como, instituir mecanismos de diálogos e debate entre as diversas instâncias da universidade, na perspectiva da Gestão Democrática.

. Setor de Apoio Didático/Pedagógico e Setor de Auxílio Creche: Tem por finalidade garantir aos estudantes com deficiência as condições específicas que permitam o acompanhamento das atividades de apoio pedagógico de ensino, pesquisa e extensão na instituição. Compete a este setor elaborar programa de capacitação e formação continuada dos serviços da UNIMONTES para atendimento ás demandas da pessoa com deficiência, criar espaços democráticos de diálogo sobre educação inclusiva e elaborar e acompanhar ações voltadas ao apoio pedagógico aos estudantes que dela necessitar.

. Setor de Esporte, Cultura e Lazer: Tem o intuito de fomentar ações voltadas ao desenvolvimento de atividades esportivas e culturais, contribuindo para o desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes, utilizando as artes e o esporte como elemento de inclusão social. Compete a este setor, elaborar em conjunto com as representações estudantis, editais de fomento às atividades culturais e esportivas, estimular o acesso à prática esportiva, criar mecanismo de democratização dos Centros Esportivos Universitários.

. Setor de Saúde dos Estudantes: Visa elaborar e acompanhar a implementação e execução de programas de saúde dos estudante, onde seja possível, dentro dos limites da competência de instituição de ensino, fornecer aos discentes da Unimontes atendimento eletivo de caráter emergencial e preventivo, com encaminhamento daqueles que necessitam de atenção em nível mais complexo. Possibilitar em conjunto com o Setor de Apoio à Permanência o fornecimento de auxílio óculos. Compete ainda a este setor, instituir programa de atendimento psicológico.

Horário de funcionamento: de 7 horas às 19 horas, na sala 204 - Prédio 5/Reitoria/Campus sede.
Telefone: (38)3229-8162