seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de janeiro de 2019 | relogio 03:29

Museu Regional da Unimontes ganha destaque na Revista nacional da Gol

Museu com corte– Publicação está presente em 700 voos diários pelo país e exterior –

O acervo do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), fundado e mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ganhou destaque na Revista de bordo da Gol, a maior empresa aérea de transporte de passageiros do País. A influência nordestina – especialmente da cultura baiana – na história e no cotidiano da maior cidade do Norte de Minas é o pano de fundo da reportagem da edição de janeiro/2019 da Revista Gol na abordagem sobre o Museu Regional, que se aproxima de 50 mil visitantes em pouco mais de quatro anos de funcionamento.

Intitulada “Reflexos do Norte”, a matéria da publicação da companhia aérea apresenta detalhes sobre o acervo e os espaços temáticos do MRNM, que funciona no antigo Casarão da Fafil, na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro Histórico de Montes Claros, com acesso gratuito. Desde a abertura, em setembro de 2014, o espaço criado e gerenciado pela Unimontes, recebeu 47.499 visitantes até o final de dezembro de 2018.

O texto da revista, que circula simultaneamente nos 700 voos diários da Gol Linhas Aéreas, faz um passeio pelos principais pontos turísticos locais, a começar pelos naturais, como o Parque Estadual da Lapa Grande e o Parque Municipal Milton Prates, além de abordar sobre a gastronomia típica regional, com os tradicionais arroz com pequi e o feijão tropeiro, e a tradição das folias de Reis. Dá dicas sobre bares e rede de hotéis.

O Museu Regional das Unimontes é tratado como “emblemático” e “ícone da preservação e resistência da cultura norte-mineira”, em matéria assinada pelo jornalista Luís Patriani. A publicação dá destaque, ainda, às mostras permanentes do quatro eixos temáticos: “Meio Ambiente”, “Ocupação do Território”, “Evolução Urbana de Montes Claros” e “Saberes, Fazeres e Celebrações”.

NOVIDADES

Recentemente, foram incorporadas ao MRNM duas novas áreas: a Sala dos “Ofícios” e a Exposição “Sacro Santo”, além da implantação da Sala do Mobiliário Manuelino Português – conjunto de sala de jantar confeccionado em jacarandá do século XIX – e o acervo digital da Pesquisa "Museu Vivo", financiada pela Fapemig (atualização e mapeamento das histórias, festas, aspectos geográficos, patrimônio e curiosidades dos 93 municípios norte-mineiros para consulta gratuita em plataforma digital).

Confira

O Museu é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão/Unimontes e está aberto para visitação pública gratuita de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas; e aos domingos de 9 às 13 horas.

A Gol Linhas Aéreas é a maior empresa de transporte aéreo no Brasil, com 700 voos diários nacionais e internacionais e com uma frota de 119 aeronaves. Responde por 36,2% do total de passageiros transportados. Conforme os números mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre junho de 2017 e 2018 foram transportadas cerca de 100 milhões de pessoas e, destas, quase 37 milhões embarcaram pela Gol. A companhia atende Montes Claros, com dois voos diários, em direção a Belo Horizonte (aeroporto de Confins) e São Paulo (Aeroporto de Guarulhos).

A diretora Marina Ribeiro Queiroz destaca na Revista um dos principais bens doados ao MRNM: o acervo do músico Zé Coco do Riachão (in memoriam), considerado o Beethoven do Sertão e que ganhou fama mundial pelas excelências nas composições e a fabricação própria de instrumentos como rabecas e violas. O público poderá ver instrumentos, fotos, ferramentas e discos. E ainda, a “Sala das Curiosidades”, Espaço Ray Colares, “Sala da Religiosidade” e com as exposições permanentes “Memórias do Casarão” e “Memórias da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM”.

Museu Regional do Norte de Minas
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Informações: e-mail – museu.regionalnm@gmail.com