seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de janeiro de 2019 | relogio 03:28

Reitor defende que educação tem que servir para a evolução do ser humano

Salinas 2019 7-1- Unimontes graduou 28 contadores do Campus de Salinas -

Presidente da solenidade de outorga de grau de 28 novos contadores, graduados nessa segunda-feira (7/1), em Salinas (Norte de Minas), o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, defendeu que a educação precisa ser libertadora e um real instrumento de evolução do ser humano.

“O ideal é que todos tivessem acesso ao ensino superior, mas, infelizmente, essa não é a realidade e, no caso da Unimontes, muitos dos nossos graduandos são os primeiros da família a ter um curso superior”, disse. Ele conclamou as pessoas a investirem em educação superior como projeto pessoal e de estímulo aos familiares.

Durante seu pronunciamento, o professor destacou que as pesquisas comprovam que os trabalhadores com curso superior têm melhores salários e mais oportunidades de evoluírem profissionalmente e pessoalmente. Defendeu que é preciso quebrar o ciclo de que o filho dos trabalhadores mais humildes devem seguir a trajetória dos pais.

Confira

“Precisamos acabar com esse ciclo, principalmente de quem acredita que filho de peixe, peixinho é. É necessário que aqueles que não tiveram oportunidades de acesso ao ensino superior incentivem os filhos a buscarem uma graduação, a ampliar os estudos, a evoluir através da aquisição de conhecimento”, ressaltou. E aos novos graduados sugeriu que continuem a caminhada dos estudos, buscando uma especialização, mestrado e doutorado. “A busca do conhecimento não pode ser um ciclo, mas permanente”, orientou.

"PAPEL"

O vice-prefeito de Salinas, Heli Souza Santos, que representou o prefeito José Prates na solenidade, defendeu que os novos contadores tenham um papel imprescindível no desenvolvimento do País, contribuindo para a formação da consciência contábil nas empresas e instituições, mas como profissionais de nível superior que também poderão ajudar na orientação e formação ética de novos gestores.

Reitor Salinas 2019

Técnico em contabilidade, Heli Souza observou que os profissionais da área têm um papel muito mais abrangente do que apenas fazer o balanço contábil, mas de orientação aos empresários. Já a oradora da turma, Flávia Santana Carvalho observou que a outorga de grau representava a conclusão de um sonho, principalmente no campus da Unimontes em Salinas, distante 220 quilômetros de Montes Claros. “A gratidão inunda nosso ser por esse momento tão maravilhoso, não mais graduandos e sim graduados, profissionais éticos e responsáveis”, expressou na oradora.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais a secretária municipal de Educação e Cultura de Salinas, Ieda Maria Ribeiro; o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Salinas, contador Jozimar Rodrigues da Silva; o coordenador do campus da Unimontes de Salinas, professor Fernando Batista Coutinho Filho, e o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Salinas, Reginaldo Ferreira Tiago.

MAIS GRADUANDOS

Nos dias 3 e 4 de janeiro, a Unimontes realizou duas solenidades de outorga de grau para os cursos do campus-sede em Montes Claros, com 205 novos profissionais dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Sistemas, Geografia, História, Letras Inglês, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação.