seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018 | relogio 08:53

Dia dos Gerais: professora da Unimontes recebe medalha Maria da Cruz

Professora.jpg

Pró-reitora de Pós-Graduação Juliane Leite será agraciada

Neste sábado (8/12), será realizada a solenidade de entrega das Medalhas "Maria da Cruz" e "Matias Cardoso", a ser presidida pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, às 10 horas, no município de Matias Cardoso (Norte de Minas). Nesta data, a cidade é elevada à condição de Capital do Estado, na comemoração do “Dia das Gerais”. 

Serão condecoradas 20 (vinte) pessoas que contribuíram com o desenvolvimento econômico, cultural e social da região e de Minas Gerais. Uma das agraciadas com a Medalha Maria da Cruz é a professora Juliane Leite Ferreira, pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Criadas pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, as medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz resgatam a história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. Da mesma forma, a comemoração do “Dia das Gerais”, objetiva o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. 

“A medalha Maria da Cruz é uma honraria singular que traz o nome e a marca de uma sertaneja de relevante protagonismo histórico - em tempos de pouca ou nenhuma visibilidade feminina. Receber esta homenagem com o nome da “matriarca do sertão” nos enobrece e nos responsabiliza na sequência da luta e da resistência em tempos áridos de intolerância e retrocessos”, afirma a professora Juliane Leite Ferreira. “Em nome de cada mulher que constrói e construiu o que somos hoje na Universidade Estadual de Montes Claros, expresso o orgulho de representação neste ato de homenagem”, acrescenta a pró-reitora. 

 CURRÍCULO 

Graduada em Pedagogia pela Unimontes, a professora Juliane Leite Ferreira é mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É docente do Departamento de Educação da Unimontes, responsável pelas disciplinas pedagógicas em cursos de licenciatura e de pós-graduação. Antes de assumir o cargo de pró-reitora, atuou como pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, presidindo a Comissão do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH/Fapemig) na Universidade norte-mineira. Entre outras funções, foi coordenadora de Iniciação Científica e Presidente da Comissão de Seleção de Bolsistas e Pesquisadores nos editais do Programa Institucional de Iniciação Científica da Unimontes – Pronic.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito