seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018 | relogio 09:00

Projeto destaca a conscientização e prevenção sobre riscos de doenças não transmissíveis e pulmonares

 

Projeto DPOC 2018

Um projeto acadêmico de extensão voltado para a importância da prevenção e controle de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e outras enfermidades não transmissíveis como: hipertensão arterial sistêmica, câncer, diabetes, tabagismo e sedentarismo.

A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros, que envolve professores e alunos do curso de Medicina com a conscientização da comunidade em geral em ações voluntárias.

Para o próximo ano, a perspectiva é de desenvolver novos eventos que possam destacar os riscos sobre as doenças pulmonares e, ainda, identificar indivíduos sob risco de desenvolvê-las. O modelo foi aplicado em duas ações realizadas em novembro último.

Cardiologista e mestre em Ciências da Saúde, o professor Henderson Barbosa Pimenta coordena o projeto DPOC e explica que, nas duas atividades realizadas nos dias 15 e 20/11, no Montes Claros Shopping Center e na Alpargatas, respectivamente, a equipe da Unimontes formada por 20 acadêmicos atendeu um número próximo a 200 pessoas.

Atendimento Alpargatas

Os trabalhos contaram com a parceria do Montes Claros Shopping, Alpargatas, White-Martins e Cardiopulmonar Serviços Médicos. A professora e pneumologista Ana Teresa Fernandes Barbosa, também coordena o projeto de Extensão Doenças Crônicas Não Transmissíveis – ligado ao Departamento de Clínica Médica da Unimontes.

Para 2019, um dos planos seria para o Dia Mundial da Atividade Física (6/4), com um mutirão de saúde e de orientação esportiva e de lazer com equipes multiprofissionais da Unimontes.

Projeto DPOC MC Shopping

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito