seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:43

Encontro de Filosofia marcará comemoração dos 50 anos da obra “Diferença e Repetição”

 
Gilles 1- Abertas inscrições para submissão de trabalhos -

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoverá, no período de 15 a 17 de agosto, o Encontro Nacional de Filosofia, que marcará a comemoração dos 50 anos da obra “Diferença e Repetição”, do filósofo francês Gilles Deleuze. As inscrições para a submissão de trabalhos para a apresentações durante o evento já estão abertas, com prazo até 5 de julho.

O encontro é uma iniciativa do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento, do Departamento de Filosofia da Unimontes. A proposta é reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Filosofia e de outras áreas do pensamento, com o intuito de fortalecer o ensino e a pesquisa em Filosofia no Brasil, em articulação com várias áreas do conhecimento e do pensamento.

De acordo com os organizadores, o objetivo é discutir a obra “Diferença e Repetição” e suas relações com a Filosofia, além de ampliar o debate acadêmico com os profissionais da Filosofia e demais áreas de conhecimento, enfatizando temas e conceitos filosóficos no sentido de aprimorar os conhecimentos e amadurecer as pesquisas em andamento em torno do autor Gilles Deleuze.

CONFIRA

As discussões envolvem outros departamentos e, ainda, programas de pós-graduação Stricto sensu da Unimontes, incluindo o Mestrado Profissional em Filosofia, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado) e os cursos de mestrado em História e Estudos Literários.

Os conferencistas são os professores doutores convidados: Luiz Orlandi (PUC-SP), Maria de Toledo (Universidade Federal Fluminense/UFF), Sandro Kobol (Unifesp) e Sílvio Gallo (Unicamp).

Serão recebidas inscrições para apresentação de comunicações orais de trabalhos de pesquisa relacionados às sessões temáticas do evento. As inscrições e submissão dos trabalhos serão feitas exclusivamente pelo e-mail dr50anos@gmail.com. Mais informações no site oficial do evento.

São parceiros na promoção do evento a Fapemig, os programas institucionais de pós-graduação em História, Filosofia, Letras Estudos Literários e de Ciências da Saúde, além do projeto extensionista Laboratório de Filosofia.

Encontro Nacional de Filosofia
“50 anos da obra “Diferença e Repetição”
Inscrições para submissão de trabalhos: até 5 de julho
Como se inscrever: pelo e-mail  dr50anos@gmail.com
Site: https://dr50anos.wordpress.com/

PROGRAMAÇÃO

15/08 (Quarta-feira)
14h – Credenciamento (Hall do Centro de Ciências Humanas – Universidade Estadual de Montes Claros)
19h – Abertura – Coral com músicas do cancioneiro mineiro
20h – Conferência de Abertura:
Prof. Dr. Luiz B. Orlandi (UNICAMP, SP)

15/08 (quinta-feira)
Sessão Temática
13h30 às 16 horas
Diferença e Repetição e as conversações com a História da Filosofia

A sessão temática Deleuze terá por interesse receber trabalhos que debatam os seguintes temas do pensamento deleuzeano: a) História da Filosofia, por levar em consideração o período em que Deleuze se dedica às monografias em torno Hume, Bergson, Nietzsche, Kant, Foucault Espinosa, Leibniz, etc.
Coordenador: Prof. Dr. Péricles Pereira de Sousa (Unimontes)

16h – Intervalo
Sessão Temática:
16h30 às 18h30
Diferença e Repetição e as conversações com a arte (Literatura, Pintura, Cinema, Teatro)
Estética, momento em que Deleuze volta-se para a pintura, o cinema, levando em conta uma cartografia dos afectos e perceptos nas artes.
Coordenador: Prof. Dr. Alex Fabiano Jardim (Unimontes)

19h30: Conferência
Prof. Dra. Mariana de Toledo (Universidade Federal Fluminense)
Prof. Dr. Sandro Kobol (Unifesp, SP)

Dia 17/08 (Sexta-feira)
Sessão Temática
13h30 às 18h30
Diferença e Repetição e as conversações com a ciência (Ciências Psi, Biologia e/ou Ciências da Vida, Matemática)
Problematizar a obra Diferença e Repetição e suas implicações conceituais com as ciências e suas mais variadas perspectivas.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique (Unimontes)

Sessão temática
16h30 às 18h30
Deleuze e a contemporaneidade: conversações
A proposta da sessão é privilegiar a transversalidade que perpassaria o pensamento de Gilles Deleuze a partir da obra Diferença e Repetição.
Coordenador: Prof. Dr. Cléber Lambert (Unilab - Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira)

20h - Conferência de Encerramento
Prof. Dr. Silvio Gallo (Unicamp)

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito