seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 | relogio 12:30

Unimontes promoverá em julho o V Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas

 

Arte EncontroCS

A Universidade Estadual de Montes Claros realizará, em julho, o V Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas. Sob o tema “As Ciências Sociais na Contemporaneidade: os Desafios da Diversidade”, o evento é aberto a acadêmicos, professores, pesquisadores e alunos da pós-graduação, com a previsão de reunir cerca de 300 participantes entre os dias 24 e 26/7. Um dos destaques na programação será a homenagem aos 50 anos do curso de criação do curso de Ciências Sociais da Unimontes, que na avaliação mais recente do ENADE obteve o conceito máximo (nota cinco).

Com minicursos, conferências, exposições de vídeos, mesas redondas e grupos de trabalho, além da apresentação de trabalhos científicos, os organizadores do Departamento de Política e Ciências Sociais traçam como objetivo “o fomento ao intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação das diversas instituições de ensino superior”, assim como “o aperfeiçoamento da qualificação profissional e acadêmica e o incentivo à pesquisa”.

O tema principal foi definido como incentivo aos debates acerca das desigualdades regionais do País, em especial no Norte de Minas, que acomete os trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e população LGBT, além da “violência cotidiana contra mulheres, jovens negros e periféricos”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a participação no evento já estão abertas no site oficial. Os interessados em inscrever textos resumidos para submissão, que serão debatidos em grupos de trabalho, têm o prazo até 20 de junho. Já a submissão dos textos completos, a data limite é dois de julho.

Confira

GRUPOS DE TRABALHO – A comissão científica do V Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas selecionou 23 grupos de trabalho, que serão desenvolvidos durante o evento. As temáticas são as mais diversas: "Desafios e perspectivas para a democracia brasileira", "Saberes e práticas alimentares dos Povos do Cerrado", "Sociologia e Educação: tessituras da prática pedagógica para a sensibilização sociológica", "Religião na contemporaneidade: identidade, pluralismo religioso e presença na esfera pública", "A interdisciplinaridade enquanto processo teórico e metodológico nas Ciências Sociais", "Juventudes, citadinidades e ativismos", "Entre o centro e a periferia: lugares, papeis e movimentos das teorias sociais no século XXI" e "Gênero e raça como marcadores de desigualdades sociais e de violação de direitos".

E ainda: "Instituições políticas, comportamento político e eleitoral", "Esporte, Lazer e Ciências Sociais no Brasil: diversidades e enfoques em um campo interdisciplinar", "Mulheres e o Direito na América Latina: cidade, corpo e lutas", "Religião e tradições religiosas nas Ciências Sociais", "As relações das cidades e as cidades das relações", "A produção científica dos estudos africanos e afro-brasileiros e a formação de professores/as para aplicação da lei 10639/2003", "Desigualdades, movimentos sociais, cidadania e participação" e "Sexualidades e gêneros".

Encerrando a relação dos GTs: "Lugares de vida: coletivos rurais, cotidiano e movimentos", "Representação política e democracia: impasses contemporâneos", "Etnografias norte mineiras: leituras das diversidades regional", "Questões urbanas, Estado e conflito social", "A atualidade do marxismo para a produção do conhecimento", "Violência, criminalidade, instituições e políticas de segurança pública" e "Ambiente e desenvolvimento".

HISTÓRICO

O Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas tem um histórico de 23 anos. A primeira edição foi realizada pela Unimontes em dezembro de 1995, denominado Encontro Norte-Mineiro de Cientistas Sociais. As edições seguintes foram promovidas pela Universidade em 1998, 2006 e 2012.

A comissão organizadora é formada pelas professoras Maria Railma Alves (chefe do Departamento de Ciências Sociais), Andrea Jakubaszko (coordenadora didática do curso de Ciências Sociais) e Cláudia Luz de Oliveira, além do professor Giancarlo Marques Carraro Machado (coordenador de monografia do curso de Ciências Sociais).

SERVIÇO
V Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas
Datas: 24 a 26 de julho
Local: campus-sede
Informações: https://encontrocsunimontes.wixsite.com/vencontro
Telefone: (38) 3229-8265

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito