seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 23 de abril de 2018 | relogio 04:22

Dia do Índio: Grupo de Estudos da Unimontes promove debate sobre violação dos direitos indígenas

11063919_762299167211914_5584641887587841910_o.jpg

O combate à violação dos direitos indígenas em Minas Gerais e no Brasil será discutido em Montes Claros nesta  quinta-feira (19/04), quando se comemora o Dia do Índio. Será promovida uma jornada de atividades composta por oficinas e mesa redonda, abertas gratuitamente à comunidade. A iniciativa é do Grupo de Estudos de Etnologia Indígena da Universidade Estadual de Montes Claros. 

O tema principal é “A questão Indígena: violação de direitos em Minas e no Brasil”. A jornada é organizada pelos pesquisadores Heiberle Hisgberg Horácio, Andrea Jakubasko, Carlos Caixeta de Queiroz, Fabiano Souza e Cassio Alexandre da Silva, que integram o Grupo de Estudos de Etnologia Indígena da Unimontes. 

A primeira etapa da jornada será realizada pela manhã, a partir das 10h, no Centro Cultural de Montes Claros. A discussão será sobre a “temática indígena nas escolas”. Ás 19h terá mesa redonda “Reflexões a partir de itinerários e etnográficos”. O debate será com a comunidade acadêmica no auditório do prédio 3 do campus-sede, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). 

O professor e pesquisador Heiberle Hisgberg Horácio, que atua com estudos científicos com o povo indígena Xakriabá (município de São Joao das Missões, Norte de Minas), é um dos componentes do grupo de estudos. Ele ressalta a importância da jornada, visando o combate à violação dos direitos indígenas, assegurados pela Constituição Federal. 

"Concordo com a Associação Brasileira de Antropologia, que considera que o aparato jurídico-institucional que ampara os direitos indígenas têm sofrido significativos ataques que visam exterminar esses direitos, tanto no âmbito judicial, quanto político, administrativo e simbólico, resultando em violências de todos os tipos contra os povos indígenas", afirma o professor da Unimontes.

O Grupo de Estudos de Etnologia Indígena é integrado por professores dos Departamentos de Filosofia, Geociências e Política e Ciências Sociais. Os pesquisadores do grupo de estudos possuem diversas publicações e estudos sobre os povos Xakriabá, Maxakali e Pataxós. 

SERVIÇO

JORNADA- “Questão Indígena: violação de direitos em Minas e no Brasil”

Promoção: Grupo de Estudos de Etnologia Indígena da Unimontes

Dia: quinta-feira (19 de de abril)

Horários:

10 hs - Centro Cultural Hermes de Paula 

19 hs  - prédio 3 do campus-sede, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

Contato: heiberle@hotmail.com

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito