seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 23 de abril de 2018 | relogio 04:19

Município e Unimontes discutem alternativas para bom funcionamento do campus de São Francisco

 

Reuniao SF Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros busca o entendimento com a Prefeitura de São Francisco, a fim de assegurar o funcionamento das atividades dos cursos ministrados no campus naquela cidade. O assunto foi discutido em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (10/4), nas dependências do campus, entre o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e o prefeito Evanilson Aparecido Carneiro, juntamente com vereadores e representantes da comunidade acadêmica.

O encontro contou com a participação da pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos; do coordenador do campus de São Francisco, professor Roberto Mendes Ramos; e do secretário de Educação do município, Cleon Alves Venâncio. Na oportunidade, foram discutidas alternativas para a manutenção do convênio entre a Universidade e a municipalidade para a manutenção da unidade, especialmente quanto ao pagamento das despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos professores.

Na ocasião, foi enaltecida a importância da presença da Unimontes em São Francisco, onde oferece os cursos de graduação de História e Matemática, além de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O coordenador do campus lembrou que a Universidade conta atualmente com 306 alunos regularmente matriculados em São Francisco. Desde que o campus foi instalado, em março de 2003, foram graduados 413 profissionais.

O vice-reitor Antonio Alvimar Souza destacou o interesse da comunidade local para que a Unimontes continue presente em São Francisco, especialmente pela importância da universidade no contexto da região, contribuindo diretamente com a melhoria da qualidade de vida da população. Ele salientou que, para isso, é fundamental que a municipalidade mantenha a parceria com a universidade.

PROPOSTA

Antonio Alvimar disse no encontro que foi apresentada proposta para que o Governo do Estado venha assumir as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos professores do campus de São Francisco. Mas o projeto ainda está em debate. Por isso, é necessário que seja encontrada uma alternativa em entendimento com a prefeitura, a fim de se evitar prejuízos para os alunos e professores e para a comunidade local.

Por sua vez, a prefeitura de São Francisco entende que, enquanto seguem os entendimentos com o Governo do Estado para assumir as despesas de manutenção plena das atividades do campus, seja necessário adequar o custeio junto aos municípios vizinhos, que também têm entre seus moradores alunos matriculados na Unimontes. Outra proposta é de transferência das atividades da sede atual, no Bairro Jardim Graziela, para a Escola Estadual Dona Alice Mendonça (Jardim Regalito), de educação básica, que oferece maior espaço e estrutura.

Ficou acordado que Unimontes e Município apresentarão um documento ao Estado com as demandas mais urgentes para o custeio das despesas e, em médio prazo, a possibilidade de construção de uma sede própria para a Universidade em São Francisco. Outro anúncio foi a manutenção do suporte para o traslado dos professores do campus-sede para o campus local até julho/2018, podendo abrir espaço para novas discussões sobre o custeio do transporte.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito