logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 21 de fevereiro de 2018 | relogio 04:23

Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, Maternidade do HUCF recebe obras de reforma

 

Fachada HUCF2018

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, dá sequência ao planejamento de modernizar a atual estrutura da Maternidade Maria Barbosa, como forma de proporcionar maior conforto e comodidade aos pacientes e acompanhantes. O setor passará por obras de reforma, que incluem a melhoria das instalações do Bloco Obstétrico.

Os trabalhos são coordenados pelo Setor de Engenharia e Arquitetura do HUCF, viabilizados a partir de investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais, com recursos da ordem de R$ 1,4 milhão. A previsão é de entregar a obra entre 9 e 12 meses.

A Maternidade Maria Barbosa é referência em acolhimento e assistência humanizada para gestantes e recém-nascidos na região de abrangência da Unimontes, com atendimento prestado 100% via SUS. Detém o título de Maternidade Segura, concedido pelo Ministério da Saúde.

SERVIÇOS

Os principais serviços previstos no projeto de obra e reforma da Maternidade do HUCF consistem em novo acabamento das paredes e tetos, reforma de portas e da recepção, além do posto de enfermagem na ala da internação, adequação dos banheiros e da área de conforto dos plantonistas. Haverá, ainda, a troca de bancadas dos quartos, além de instalação de armários planejados e a instalação do sistema de aquecimento e abrandamento de água.

Para o superintendente do HUCF, José Otávio Braga, “a obra é fundamental para a melhoria da assistência prestada pela instituição, pois vai oferecer um atendimento com alto padrão de qualidade, garantindo tranquilidade, conforto e segurança para pacientes, acompanhantes e servidores”, afirma.

Otavio Braga2018ESTRUTURA

A Maternidade do HUCF tem 30 leitos e realiza uma média de 180 partos por mês. É certificada com o título de Hospital Amigo da Criança, pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o título de Amigo da Criança, do Ministério da Saúde devido às práticas de estímulo à amamentação.

Possui, ainda, os títulos de Maternidade Segura (2001), Menção Honrosa do Prêmio Galba de Araújo (2004), Credencial Gestante de Risco (2005), Prêmio Galba de Araújo (2006) e vem se tornando referência na humanização da assistência ao parto e nascimento, no Brasil.

Neste processo, o HUCF apresenta práticas inovadoras que resultam em respostas efetivas à consolidação do atendimento humanizado, da qualidade da assistência e na redução dos índices de morbimortalidade materno-infantil, além da sistematização e comprovação científica.

REFERÊNCIAS

A equipe da Maternidade é multidisciplinar, que inclui médicos (ginecologistas, pediatras, anestesistas), residentes em Ginecologia e Obstetrícia, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, psicólogos, socióloga, técnicos administrativos, coordenação administrativa, estagiários de Enfermagem, Serviço Social e Ciências Sociais.

Também é referência regional em gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos e portadores de AIDS, e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, DST/AIDS, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico.

Destaca-se por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos de Medicina, de Enfermagem e Residências Médicas em Ginecologia/Obstetrícia, Multiprofissional Saúde da Família (médico e enfermeiro) e Pediatria.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito