seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 23 de abril de 2018 | relogio 16:12

Comunidade acadêmica lamenta a morte de João Faria, mestre das Festas de Agosto de Montes Claros

 

Mestre Joao Farias

Faleceu na manhã desta quarta-feira (10/1) João Batista Faria, o mestre João Faria, do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros. Ele morreu aos 74 anos, no Hospital Aroldo Tourinho, onde estava internado, em decorrência de complicações cardíacas e do agravamento de um quadro de diabetes.

A Universidade Estadual de Montes Claros divulgou nota de pesar, lamentando a morte do mestre João Faria. “Consternados, reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores de Centros de Ensino, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unimontes lamentam a inestimável perda do mestre João Faria, que, ao longo de sua vida, com simplicidade, alegria e devoção, tornou-se um ícone das centenárias Festas de Agosto”, diz a nota.

A Universidade reconhece e apoia as Festas de Agosto, enaltecendo a importância da manifestação cultural e dos mestres dos ternos de catopês, marujos e caboclinhos para a preservação das tradições. A instituição promove o evento “Agosto da Unimontes”. Realizado no período das centenárias festividades, o projeto tem como objetivo construir um campo de reflexão, articulação, divulgação e pesquisa da cultura regional, integrando a comunidade acadêmica e sociedade civil, por intermédio de ação extensionista.

"João Farias foi um homem que viveu na imensa religiosidade, articulando fé e vida. Montes Claros fica mais pobre, pois perde uma riqueza inestimável. João Faria é o símbolo da cultura de resistência que sobreviveu na periferia e na invisibilidade das riquezas materiais", depôs o vic-reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza.

O velório está previsto para começar às 15 horas, na Avenida E, nº 371, Bairro Vila Camilo Prates. O sepultamento deverá acontecer nesta quinta-feira, às 17 horas.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito