seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 19 de agosto de 2018 | relogio 08:35

Professores e acadêmicos da Unimontes têm trabalhos apresentados em Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, no Rio de Janeiro

 

“Cidades Inteligentes: Planejamento Urbano, Fontes Renováveis e Distribuição de Recursos”. Este foi o tema central do do 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no período de 6 a 9 de agosto. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve dois trabalhos científicos selecionados para apresentação no evento. Untitled_collage.jpg

Os trabalhos foram elaborados por professores e acadêmicos do curso de graduação de Engenharia de Sistemas e do Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas vinculados ao Departamentode Ciencia da Computação.  

A Pesquisa Operacional é a área de conhecimento que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões nas mais diversas áreas de atuação humana. Do ponto de vista prático, demanda um esforço de equipe, em geral multidisciplinar, exigindo uma estreita cooperação entre líderes (tomadores de decisão), analistas e pessoas que serão afetadas pela ação de gestão. Desta forma, a PO demanda uma interação natural entre as áreas de administração, engenharias, computação e matemática. 

O SBPO é o principal evento da área no país. Durante o simpósio na PUC-Rio, foi apresentado o "Um algoritmo de evolução diferencial para o problema de Job Shop Scheduling Bi-objetivo”, que teve que teve a participação dos acadêmicos Mateus Fellipe Alves Lopes e Ramon Rodrigues e dos professores João Batista Mendes e Allysson Steve Mota Lacerda, do curso de graduação em Engenharia de Sistemas. O trabalho foi desenvolvido como projeto de Iniciação científica voluntária que estuda o problema de alocação de recursos por algoritmos genéticos.  

O segundo trabalho apresentado por representantes da Unimontes no 50º SBPO aborda o tema "Proposta de uma abordagem híbrida baseada em técnicas Fuzzy e filtros de partículas aplicada no prognóstico de falhas em sistemas representados por múltiplos modelos", com a participação da acadêmica Camila Katheryne Santos Cangussu e dos professores Luciana Balieiro Cosme, Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo, do curso de Mestrado de Modelagem Computacional e Sistemas.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito