logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 11 de dezembro de 2017 | relogio 12:08

Foripes-MG: ação inverte ônus da prova

Os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, representados pelo Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes - MG), manifestam total indignação pela forma como foi conduzida a ação da Polícia Federal hoje [quarta-feira, dia 6], na UFMG, quando foram levados para depor, de forma coercitiva, o reitor, Jaime Ramirez, a vice-reitora, Sandra Goulart, e as ex-vice-reitoras, Heloísa Starling e Rocksane Norton, além de outros professores e do presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Alfredo Gontijo.

O acompanhamento dos processos administrativos pelos órgãos de controle internos e externos é parte do cotidiano de nossas instituições. Encontradas falhas, ações corretivas e eventualmente punitivas devem ser tomadas, resguardados os direitos dos envolvidos - em especial o direito de ampla defesa. A desnecessária condução coercitiva dos servidores, que nunca se recusaram a cooperar com qualquer investigação, acompanhada da divulgação de nota à imprensa, mancha de maneira indelével sua reputação. Inverte, no olhar da população, o ônus da prova, transferindo a eles o dever de provar sua inocência. A atitude da Polícia Federal ganha ainda maior gravidade por estar inserida em um conjunto de ataques à universidade pública brasileira, responsável pelos cursos de graduação e pós-graduação melhor avaliados por entidades públicas e privadas no país e no exterior e pela grande maioria da pesquisa realizada no país.

Dessa forma, os reitores do Foripes – MG expressam total solidariedade aos colegas da UFMG e esperam que todos os fatos sejam rigorosamente apurados, respeitando o devido processo constitucional.

Ana Lúcia de Assis Simões – UFTM

Charles Okama de Souza – IF SUDESTE MG

Cláudia Aparecida Marliére de Lima – UFOP

Dagoberto Alves de Almeida – UNIFEI

Dijon Moraes Júnior – UEMG

Flávio Antônio dos Santos – CEFET-MG

Gilciano Saraiva Nogueira – UFVJM

João dos Reis Canela – UNIMONTES

José Ricardo Martins da Silva – IFNMG

José Roberto Soares Scolforo – UFLA

Kléber Gonçalves Glória – IFMG

Marcelo Bregagnoli – IFSULDEMINA

Marcus Vinicius David – UFJF

Nilda de Fátima Ferreira Soares – UFV

Paulo Márcio de Faria e Silva – UNIFAL

Roberto Gil Rodrigues Almeida – IFTM

Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira – UFSJ

Valder Steffen Júnior – UFU

Fonte: Foripes MG

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito