seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 17 de outubro de 2018 | relogio 20:25

Setor de Inservíveis da Unimontes já doou mais de R$ 120 mil em itens

entrega cadeirasA Universidade Estadual de Montes Claros dá exemplo de como lidar com seus bens considerados inservíveis. Instituída em março de 2015, and por meio da Portaria 074/Reitoria, page trata-se de uma comissão especial que é responsável por avaliar, gerenciar e proceder a doação dos bens materiais inservíveis – a maioria deles sem utilidade para a Instituição. 

“A comissão é fruto de um trabalho de oito meses. Durante esse período visitamos depósitos, centros de pesquisa, salas de aula, almoxarifados, para descobrirmos e relacionar os bens considerados inservíveis”, lembra o presidente da Comissão, Samuel José Pimenta Neto. 

Para se ter uma ideia, no balanço divulgado pela Comissão, desde que foi instituída, foram contempladas oito entidades com 899 itens, entre cadeiras odontológicas, autoclaves, secadoras industriais de roupas, carteiras universitárias, cadeiras para escritório, computadores obsoletos, impressoras, armários para escritório entre outros. Os bens doados, caso fossem adquiridos a preço de mercado, superaria o valor de R$ 585.300,00. “Nesta ano, buscamos dar publicidade a essas ações, informando a sociedade que a Unimontes é, acima de tudo, um bem de todos. A importância das doações está basicamente em se cumprir a função social dos bens que estavam estocados sem utilização”, descreve o presidente da comissão. 

Como receber?
entrega gabinetes odontológicos inservíveis

Mas os materiais que antes já serviram e não servem mais à Universidade têm servido outras instituições, orgãos e entidades que, formalmente, apresentam interesse nos materiais descartados.

Funciona assim: para receber os materiais descartados pela Unimontes, os órgãos precisam fazer um pré-cadastro e comprovar ser uma associação sem fins lucrativos, órgãos do Estado ou prefeituras. Feito isso, as propostas de interesse são apresentadas à comissão que faz um check-list com pelo menos oito procedimentos que devem ser atendidos à risca. Entre os principais requisitos estão Certidão Negativa (CNDs) em todos os níveis; ser reconhecida como utilidade pública; apresentar documentos pertinentes à doação e que os bens adquiridos cumpram função social de modo a beneficiar a população.

Entidades contempladas 

- Associação Nosso Lar

- Igreja Católica

- Pastoral Carcerária

- Pastoral de Rua

- Igreja Batista Esperança e Vida

- Associação Presente

-  Lar das Velhinhas

- Fundação Clarice Albuquerque

- Confederação dos Irmãos Beneficentes de Montes Claros (Cibemoc)

 

Saiba mais sobre a Comissão Especial de Inservíveis da Unimontes pelo telefone (38) 3229-8109

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito