A Universidade Estadual de Montes Claros receberá, a partir da próxima sexta-feira (6), as inscrições para a seleção de candidatos ao programa de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF. Serão oferecidas oito (8) vagas para a área de “Medicina da Família e Comunidade”, com inscrições somente pelo portal www.cotec.unimontes.br até o dia 13 de janeiro.

Podem participar graduados em Medicina. Em se tratando de médicos estrangeiros, as inscrições poderão ser realizadas mediante apresentação do visto de permanência no Brasil ou de protocolo de solicitação de revalidação. A duração do programa é de dois anos e o resultado final será divulgado no dia 8 de fevereiro – também pelo portal eletrônico, além de listagem afixada na portaria do HUCF.

Em 1999, o Hospital da Unimontes implantou o curso de especialização na modalidade Residência Médica em “Saúde da Família”. Já em 2005, o mesmo curso foi transformado em programa de residência em “Medicina da Família e Comunidade”. Atualmente, o HU possui cinco residentes nesta área.

Os critérios para a seleção da Residência em Medicina da Família e Comunidade estão disponíveis no respectivo Edital.

RESIDÊNCIAS

Segundo o professor Divino Urias Mendonça, coordenador-geral dos programas de Residência Médica do HU, o hospital da Unimontes possui, atualmente, 62 residentes nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Obstetrícia/Ginecologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Geriatria, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Neonatologia e Medicina da Família e Comunidade, além de cursos de especialização para enfermeiros profissionais e cirurgiões-dentistas.

Ainda neste semestre, será implantada a primeira Residência Médica em Urgência e Emergência de Minas Gerais, firmada através de convênio entre a Unimontes, Secretaria de Estado da Saúde e o Samu Macro Norte. A parceria foi oficializada no último dia 19, durante encontro entre o secretário de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques, coordenador do Samu Norte Enius Freire Versiani e o reitor da Unimontes João dos Reis Canela.

O investimento inicial para este programa será de R$ 440 mil, com a oferta de seis vagas anuais. Valor idêntico será aplicado em 2013 e 2014 para a formação de mais duas turmas – com seis vagas cada.