“A conjuntura atual da educação pública no Brasil e seus desafios”. Este é o tema que será discutido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na próxima sexta-feira (24/5), em palestra do professor, ex-ministro e deputado federal Patrus Ananias, integrante da Comissão de Educação da Câmara Federal.

A abordagem acontecerá às 19 horas, no auditório do prédio 2, do campus-sede, do Centro de Ciências Humanas (CCH). A iniciativa é do Departamento de Filosofia, juntamente com as coordenações dos cursos de Filosofia e de Ciências da Religião.

O evento é voltado para professores e acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, bem como de escolas da educação básica e para a comunidade em geral. A proposta é discutir a atual situação do ensino brasileiro a partir de informações e análises do representante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“O momento atual exige que nos manifestemos bravamente e conjuntamente a favor da extrema valorização da educação e do livre pensar no âmbito das instituições de ensino, bem como a favor da permanência de iniciativas que permitem a todos, especialmente, os mais pobres, terem acesso à formação escolar e acadêmica”, afirma o chefe do Departamento de Filosofia da Unimontes, professor Antônio Wagner Veloso Rocha.

Ele lembra que o deputado Patrus Ananias, como componente da Comissão de Educação da Câmara Federal, tem participado de importantes discussões sobre a conjuntura atual da educação no Brasil e “fornecido a sua contribuição para encaminhamentos significativos, visando o combate à precarização do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades, em contraposição às medidas de redução da qualidade da educação básica”.

Palestra gratuita
“A conjuntura atual da educação pública no Brasil e seus desafios”
Palestrante:  Patrus Ananias
Data: sexta-feira (24/5)