A emoção marcou o público durante a apresentação do Concerto “Chiquinha Gonzaga em Noite de Gala”, realizado nessa quarta-feira (30/05), no Automóvel Clube, pelo projeto Estações Musicais na Unimontes – e convidados – como parte das comemorações oficiais pelo cinquentenário da Universidade Estadual de Montes Claros. Com apresentações de música, dança, teatro e seresta, o salão nobre registrou sua lotação máxima, contando também com a presença do reitor João dos Reis Canela, da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e de integrantes da administração superior.

Implantado em 2008, com a participação de professores, acadêmicos, egressos e convidados da comunidade, no propósito de associar o ensino à pesquisa e à extensão, o projeto Estações Musicais completou a sua 11º grande produção.

Diretora geral dos trabalhos, a professora Talitha Peres fez a abertura oficial do evento, manifestando o orgulho de todos os participantes do projeto com a oportunidade de integrar os festejos oficiais pelos 50 anos da Unimontes “de maneira tão especial”.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

“A obra de Chiquinha Gonzaga é de suma importância para a Música Popular Brasileira e que destaca com louvor a presença da mulher na música, na arte e na cultura”, disse. Em nome da professora Marina Ribeiro Queiroz, pró-reitora de Extensão – “como grande incentivadora” das iniciativas acadêmicas –, fez um agradecimento especial ao apoio recebido pela gestão superior da Universidade nas ações do projeto Estações Musicais e de outras iniciativas no âmbito da Universidade.

AS DIVERSAS ARTES

MúsicosOs músicos levaram ao palco os diversos gêneros de composições e arranjos da maestrina Chiquinha Gonzaga (in memorian), entre valsas, polcas, tangos e maxixes. A apresentação contou com as participações especiais da oficina de teatro do Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez nas narrativas sobre a vida da homenageada; do grupo de Dança Compassos/Unimontes, com figurino de época, e do Grupo de Serestas Vozes de Prata (projeto “Idade da Prata”) também na interação com a plateia.

Entre os momentos marcantes da noite a homenagem especial ao seresteiro montes-clarense Nivaldo Maciel (in memorian), através da música Lua Branca, e o encerramento da apresentação com a marchinha “Ô Abre Alas”, um dos ícones da obra de Chiquinha Gonzaga.