CEPEDOR

O Centro de Pesquisa e Documentação Regional é um setor vinculado à Diretoria de Documentação e Informações (DDI). Tem como objetivo resgatar, organizar, preservar e recuperar a documentação institucional e regional.

EDITORA UNIMONTES

A Editora Unimontes tem um importante papel de editar e produzir publicações que valorizem a liberdade de expressão e o respeito às ideias e opiniões, disseminando o saber nos âmbitos estadual, nacional e internacional.

PERDIDOS E ACHADOS

ENCONTROU, PERDEU ALGUM OBJETO OU DOCUMENTO? Procure a Central de Perdidos e Achados, localizada na Diretoria de Documentação e Informações - DDI, ramal 8214, ou acesse www.unimontes.br/ddi/perdidos-e-achados

Lançamentos da Editora Unimontes

Últimas Campanhas

A Diretoria de Documentação e Informações (DDI) é uma Unidade Administrativa de Apoio que auxilia as demais áreas da Unimontes no campo de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Reúne, classifica, preserva e coloca à disposição de especialistas e público em geral o acesso a importantes fontes documentais referentes à cultura, economia, política e administração.

Também compete à Diretoria participar de definições políticas, administrativas nas áreas de documentação e informações com proposição de normas e diretrizes; dirigir, coordenar, supervisionar, proferir despachos e executar outras atividades correlatas relacionadas com a Diretoria.

Contatos

Diretora:

Filomena Luciene Cordeiro

Telefones:

Geral: (38)3229-8214

Horário de funcionamento:

07h às 18h

E-mail:

ddi@unimontes.br

Nossa Localização

Prédio 4 - 2° Andar

História Documentada

Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR)

O Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR) é um setor vinculado à Diretoria de Documentação e Informações DDI/Unimontes. Tem como objetivo resgatar, organizar, preservar e recuperar a documentação institucional e regional. Destina-se ainda a apoiar as atividades de ensino e pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. Atende também a pesquisadores da Universidade, de outras instituições e ao público interessado em geral. Hoje, o Centro ocupa área de 258 m², abrigando documentos de valor histórico, para informação, estudos e pesquisa, registros importantes da história da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e da região norte-mineira.

O Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR) conta com o acervo:

    • Coleção Gazeta Diária FUNM/Unimontes
    • Coleção Videoteca FUNM/Unimontes
    • Coleção Acervo Fotográfico FUNM/Unimontes
    • Coleção Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM)
    • Coleção Imprensa Norte Mineira
    • Coleção Imprensa FUNM/Unimontes
    • Fundo Órgãos Colegiados Superiores da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
    • Fundo Fórum Gonçalves Chaves

Contatos

Diretora:

Professora Juliane Leite Ferreira

Telefones:

(38)3229-8595

Horário de atendimento:

De segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 16h30min

E-mail:

cepedor@unimontes.br

Nossa Localização

Rua Ângelo de Quadros, 1057 – Bairro São José - Montes Claros / MG.

Acervo do Centro de Pesquisa e Documentação Regional

COLEÇÃO GAZETA DIÁRIA FUNM/UNIMONTES

O acervo refere-se a recortes de jornais diversos impressos e encadernados relatando de forma jornalística as diversas atividades executadas pela FUNM/Unimontes desde 1962 até os dias atuais, apresentando-se organizados em ordem cronológica e por assunto.

COLEÇÃO IMPRENSA NORTE MINEIRA

O acervo refere-se a periódicos impressos e encadernados relatando de forma jornalística as diversas atividades desenvolvidas na região Norte Mineira, especificamente o jornal de notícias, Jornal do Norte, Gazeta Diária Norte Mineira, Correio do Norte e Folha do Norte, entre outros, referente ao período de 1884 até os dias atuais.

COLEÇÃO VIDEOTECA FUNM/UNIMONTES

O acervo refere-se a documentos especiais, especificamente fitas de vídeo, contendo registros dos eventos realizados na Instituição entre o período de 1989 a 2002.

COLEÇÃO IMPRENSA FUNM/UNIMONTES

O acervo refere-se a periódicos impressos e encadernados relatando de forma jornalística as diversas atividades desenvolvidas pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM e Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, no período de 1991 a 2002.

COLEÇÃO ACERVO FOTOGRÁFICO FUNM/UNIMONTES

O acervo refere-se a documentos especiais, especificamente fotografias, referente a FUNM/Unimontes, durante o período de 1965 a 2003.

FUNDO ÓRGÃOS COLEGIADOS SUPERIORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

O acervo refere-se a documentos especiais, especificamente fitas cassete, referente as atas das Reuniões dos Órgãos Colegiados Superiores da Universidade Estadual de Montes Claros, no período de 1996 a 2000.

COLEÇÃO FUNDAÇÃO NORTE MINEIRA DE ENSINO SUPERIOR (FUNM)

O acervo refere-se a documentos diversos da Direção Geral, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL), Faculdade de Direito (FADIR), Faculdade de Medicina (FAMED), Faculdade de Educação Artística (FACEART), Faculdade de Administração e Finanças (FADEC) e Faculdade de Educação Física (FAFIS) da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM.

FUNDO FÓRUM GONÇALVES CHAVES

O acervo refere-se a processos criminais do Fórum Gonçalves Chaves, referente ao período de 1828 a 1997.

Normas de Consulta

A responsabilidade e o dever de preservar a documentação que se encontra sob guarda do CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO REGIONAL é de todos e é com grande satisfação que a disponibilizamos para consulta.

O manuseio e a consulta de forma inadequada podem causar a deterioração dos documentos. Sugerimos regras básicas para ajudar na sua manutenção e preservação.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos funcionários da Sala de Consulta, que estão à disposição para auxiliá-lo.

Serviço que permite a entrega de documentos e objetos perdidos no Campus da Unimontes e entregues na Central de Perdidos e Achados.

O prazo de guarda é de 6 (seis) meses após a entrada do(s) objeto(s) e documento(s) na unidade. Após esse prazo, os objetos serão doados a alguma entidade filantrópica e os documentos encaminhados aos órgãos emissores.

Como proceder:

O interessado deverá procurar a DDI com as características do objeto(s) ou documento(s) perdido(s).

Se você perdeu algum objeto ou documento dentro das dependências da Unimontes, cadastre abaixo sua perda.

Somente serão cadastrados objetos perdidos.

Vale ressaltar que a Unimontes não se responsabiliza por itens deixados no campus, nem garantimos o retorno dos mesmos após sua perda.

Os objetos ou documentos encontrados são mantidos sob nossa responsabilidade durante 6 (seis) meses, contados a partir da data que deram entrada. Após esse período os objetos serão doados a alguma entidade filantrópica e os documentos encaminhados aos órgãos emissores.

Pré-requisitos de solicitação:

No momento da retirada, o interessado deverá comprovar que é proprietário do objeto ou titular do documento.

Quem pode solicitar?

O interessado.

Quem pode retirar?

O proprietário ou titular.

O que é necessário?

O proprietário deverá apresentar documento original de identificação oficial (com foto) e comprovar ser legítimo dono do objeto encontrado. Em caso de documento(s), basta o titular apresentar documento original de identificação oficial (com foto).

Atendimento:

De segunda a sexta-feira, no período de 8h às 17h.

Prazos e entrega do serviço:

Valor do serviço:

Gratuito.

Setor responsável:

O setor de vídeodocumentação é responsável pela documentação através de vídeo dos eventos institucionais da Universidade Estadual de Montes Claros.

Objetivo Geral:

Produzir informação audiovisual, por meio de captação, edição e tratamento de imagem e som de eventos artísticos, culturais, educativos, técnicos, informativos e publicitários realizados no âmbito e na promoção dos interesses da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Contatos

Responsável:

Juliane Leite Ferreira

Telefones:

(38) 3229-8214

Horário de funcionamento:

07h às 18h

E-mail:

videodocumentacao@unimontes.br

Cinegrafistas:

Rogério de Jesus Oliveira

Objetivos específicos:

Normas de Filmagens

VIDEODOCUMENTAÇÃO

Normas para solicitação do serviço de Videodocumentação à Diretoria de Documentação e Informações

    • Encaminhar a solicitação do serviço, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, por meio de memorando, especificando nome, data, horário, local, tempo de duração, órgão responsável e o contato direto do coordenador do evento (celular, e-mail, facebook etc), com folder, cartaz e cronograma anexos.
    • Fornecer descrição detalhada do evento (procedimentos, sequência dos acontecimentos e cerimonial) informando as principais personalidades presentes ao evento e objetivos da gravação (qual produto espera-se obter com a gravação do evento. Exemplo: “Documentação completa”, “Palestras Individuais”, “Compacto” com 30, 15 ou 5 minutos, para divulgação no portal da Unimontes/youtube etc).
    • Encaminhar para o e-mail videodoc@unimontes.br a marca do evento e das demais instituições patrocinadoras, de apoio e parceiras, em arquivo vetorial editável (Corel, Ilustrator etc), preferencialmente, ou em arquivo de imagem.jpg, imagem.tif, imagem.psd, com 300 DPI, ou mais (qualidade para impressão gráfica), para a produção de lâminas de Abertura, créditos finais do audiovisual e confecção de capa e selo do DVD, de acordo com identidade visual do evento.
    • Encaminhar os arquivos das apresentações multimídia (arquivos .pps, arquivos.doc, imagem.jpg, imagem.tif etc), projetadas nas palestras, para inserções, durante a edição do audiovisual.
    • Fornecer o transporte necessário ao cinegrafista e equipamentos.
    • Encaminhar à VideoDoc/DDI, após confirmação da possibilidade de execução do serviço, com antecedência de 48 horas antes do início do evento, as fitas de vídeo (miniDV) de acordo com o tempo e a necessidade do serviço prestado (uma fita para cada hora de gravação).
    • Fornecer alimentação condizente com o horário, se o evento documentado for fora do Campus Sede da Unimontes e tiver duração superior a 3 (três) horas. Para eventos realizados fora da cidade de Montes Claros, o solicitante deverá providenciar o transporte, a alimentação e a estadia do cinegrafista e equipamentos.
    • Reservar espaço próprio, conforme especificidade do evento, para a instalação da câmera, iluminação, mesa de controle de áudio e vídeo, telão, projetor multimídia e cabeamento específico para o funcionamento dos equipamentos, observando o ponto de vista para captação de imagem e som, a existência de pontos de rede de internet e de energia, circulação de pessoas etc.
    • Fornecer Identificação Funcional (crachás), com o nome do cinegrafista e demais técnicos, para garantir o livre acesso à equipe de documentação, aos locais reservados às autoridades presentes ao evento.
    • Determinar ou sugerir o traje usado pelo cinegrafista, conforme estilo e caráter do evento (“Traje comum e Colete” ou “Terno Completo preto”).
    • Fornecer pontos de energia para os equipamentos eletrônicos. Observar que sistema de iluminação consome elevada quantidade de energia (mais ou menos 2.000 Watts).
    • Ressarcir à DDI eventuais danos causados aos materiais e equipamentos utilizados em pleno exercício do trabalho, quando o dano não houver sido causado por mal uso, imperícia ou desatenção do técnico responsável.
    • Garantir segurança e bem-estar ao cinegrafista e demais membros da equipe, por parte dos convidados, equipe de apoio e responsáveis pela execução do evento.