A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pode conhecer os principais detalhes do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI), uma ação promocional do Governo de Minas Gerais realizada na última terça-feira (19/11), pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). O objetivo é valorizar ainda mais a integridade, ética e a transparência em todos os níveis da gestão pública.

Controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, ao lado da subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Ferreira Bleme (fotos: Andrey Librelon)

O encontro, dividido em dois momentos, foi mediado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, no Salão dos Conselhos. O PMPI foi apresentado pelo Controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, acompanhado pela subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Ferreira Bleme.

Eles abordaram a importância de se abrir os chamados canais de reflexão pela integridade, ética e transparência em várias dimensões na Instituição. A mesa dos trabalhos contou, ainda, com a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, a controladora seccional, Aurisete Tiago Dias, e a procuradora da Unimontes, Luciana Ananias de Assis Pires.

Nos dois momentos, o primeiro no Salão dos Conselhos, com integrantes da Gestão Superior da Universidade, e o segundo, com servidores, professores e acadêmicos, no auditório do Prédio 2 (CCH), foram abordados os principais pontos e o plano de mídia que integram o PMPI.

“A Unimontes é um braço importante e estratégico do Estado. Para nós, é um momento diferenciado, pois se trata de um reposicionamento da CGE, que até então era conhecida somente como um órgão punitivo. Acreditamos na parte preventiva. Baseado nisto, temos conseguido auxiliar os trabalhos da Gestão”, afirmou o controlador-geral Rodrigo Fontenelle.

Ele salientou que, no reposicionamento, a Unimontes tem hoje uma controladora seccional de carreira, Aurisete Tiago Dias. “A presença dela na Universidade demonstra a importância e presença da CGE fora de Belo Horizonte”, observou.

“Estamos promovendo uma gestão mais próxima das pessoas, com espaços de diálogo dentro e fora da Universidade. Internamente, temos criado mecanismos para prestarmos um serviço público de qualidade, com eficiência e transparência. Precisamos ser mais eficientes naquilo que estamos fazendo. A CGE tem o apoio irrestrito desta Universidade na promoção de um cultura preventiva, com educação e supervisão. Nosso objetivo é criar uma gestão menos personalista, mais institucional”, ponderou o reitor Antonio Alvimar Souza.

Professores e servidores da Unimontes têm reconhecimento com a entrega da Medalha da inconfidência
Professora Ester Sabino vai proferir aula magna do PPGCS/Unimontes “Epidemias e saúde única” será o tema em discussão do evento, marcado para o dia 26 de abril, no auditório do CCET/Unimontes
Hospital Universitário Hu Unimontes realiza palestra sobre saúde mental no Abril Verde
Professora da Unimontes retoma a produção do filme sobre Zé Côco do Riachão