A criança Chico Mendes (C) para a capa de “Ecos dos Povos da Floresta”, segundo livro da coleção infanto-juvenil (Reprodução “Jão das Artes”)

Um dos ícones mundiais na defesa do meio ambiente, Chico Mendes assume a figura de uma criança para proteger e respeitar a Amazônia, alertar sobre as ameaças à floresta e integrar as diversas populações que vivem ali para preservá-la: ribeirinhos, indígenas e trabalhadores.

O enredo faz parte do próximo livro da coleção que o professor Gustavo Cepolini, do curso de Geografia da Unimontes, organiza para apresentar temas contemporâneos em uma linguagem infanto-juvenil. As abordagens são sobre Cidadania, Meio Ambiente e Convívio Familiar, principalmente.

A obra de trinta e duas páginas e com ilustrações do artista montes-clarense “Jão das Artes”, será lançada na primeira quinzena de outubro. O sociólogo e pedagogo Eraldo Leme Batista, de São Paulo, é parceiro na produção do livro.

Professor Gustavo Cepolini é o autor do projeto (Fotos: Christiano Jilvan)

FORA

Intitulado “Ecos dos Povos da Floresta”, o livro será o segundo de uma série de cinco títulos que serão lançados durante um ano. O primeiro foi “Regalos para Cacá”, apresentado em setembro, no qual o professor e escritor traz ao público a própria perspectiva familiar. A filha Catarina, de 4 anos, é a personagem central na contação de histórias, desde viagens até a relação com os avós e os pais sobre hábitos como alimentação saudável, brinquedos artesanais, a importância das plantas medicinais, dentre outros.

Ainda serão organizados os livros “Tatu e seus Amigos da Canastra”, sobre o risco de extinção dos animais silvestres e a preservação das nascentes como a do Rio São Francisco na própria Serra da Canastra (MG); e “Jardim Encantado”, sobre todos os tipos de reciclagens e como se educar para isto. O quinto trabalho, ainda sem título, terá como abordagem os Direitos Humanos.

Cepolini revela que a ideia deste projeto com os livros, uma vez lançados ao longo dos 12 meses previstos, é de abrir caminho para que a Unimontes se integre à rede “Universidade Das Crianças”, que utiliza a linguagem lúdica para mostrar como as pesquisas servem à sociedade: a difusão científica para este universo infanto-juvenil. “Com os livros ainda é algo incipiente, mas já pensamos em cartilhas, álbuns, animações e outras mídias. Em resumo, o que propomos fazer é a transposição de temas clássicos para a linguagem das crianças. O formato já é praticado na Europa e com chancela da União Europeia”.

PIBID – Sobre “Regalos para Cacá”, além do lançamento com sessão de autógrafos, outra experiência de apresentação da obra foi na oficina que a Unimontes promove no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal Neide Melo Franco (Bairro Vila Anália, Montes Claros), com 40 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

“Traçamos uma trajetória da chamada Geografia da Infância, onde as crianças fazem a sua própria história a partir do atlas: onde gostariam de conhecer e os lugares de convívio do cotidiano, por exemplo”, explica o pesquisador, ao destacar que os acadêmicos de Geografia, bolsistas do PIBID na Escola, participaram ativamente da integração, que, além do uso de mapas, teve oficinas de origami, especialmente de barcos, um dos motes nas histórias contadas no primeiro livro da coleção.

Gustavo Cepolini é mestre e doutor em Geografia Humana, coordenador do curso de Geografia/Bacharelado e pesquisador da área de Geografia Agrária, do mestrado em Geografia/Unimontes. Coordena, ainda, a área de Geografia do PIBID e o Laboratório – Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA).

TAGS:PRPG

Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos
Professores e servidores da Unimontes foram agraciados com a Medalha da inconfidência em Ouro Preto
Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros