Uma manhã marcada por homenagens, música e valorização de enfermeiros, técnicos e auxiliares no ambiente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Essa foi a programação realizada na manhã desta segunda-feira (20) dentro das comemorações pela Semana da Enfermagem, que acontece em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG) e instituições de Ensino Superior como a Unimontes, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e outros ligados à área da saúde.

O evento aconteceu no auditório Sabedoria e Humildade “Professor Robson Vieira Porto”, no HUCF. Na oportunidade, foram homenageados 24 pessoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, escolhidos em votação transparente entre os próprios colegas.

Diretor de Enfermagem do HUCF, Paulo Henrique Ovídio lembra que o momento é de alegria, de reconhecer o trabalho e a luta que a Enfermagem tem em vários segmentos na área da saúde, tanto em nível nacional como internacional. “A Enfermagem faz parte do todo e tem a capacidade de se reinventar mesmo perante todas as dificuldades que os profissionais passam. Temos enfermeiros aqui no HU que representam muito bem esse amor pela profissão. São exemplos para Montes Claros e até mesmo para o Brasil de que o dom da enfermagem é amor à vida”, destacou.

“Reconhecer a Enfermagem é o princípio da valorização do humano. Estamos presentes em todas as atividades hospitalares e somos responsáveis por muitas vidas”, acrescentou Karoline Reis, representante do Coren/MG.

Superintendente do HUCF, Priscilla Izabella de Menezes agradeceu a presença de todos e conclamou os profissionais a mostrar toda a capacidade na instituição. “O HU acredita que este momento é fundamental, pois o cuidar tem que ter uma visão multidisciplinar e holística e a enfermagem se faz presença na vida de quem precisa. É a arte do cuidar com humanidade, sempre se colocando no lugar do outro”, frisou.

“Sou extremamente feliz com a minha escolha profissional. Venho trabalhar satisfeita e sempre busco ser humana e me colocar no lugar do outro. Muitas vezes, nossos colegas de trabalho também precisam de atenção, de cuidados. Creio que a mudança no efeito do cuidar do paciente vem pelo exemplo e a Enfermagem que a gente quer tem que ser feita com carinho, ética e atenção. Devemos sempre honrar nossa escolha em sermos enfermeiros”, disse Iane Lima Martins, enfermeira há 12 anos, uma das homenageadas pelo HU.

No espaço de convivência do HU, a Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (10º BPM), sob a regência do maestro e tenente Paulo Roberto Cruz Gomes, fez uma apresentação especial. Também participaram da abertura oficial da Semana da Enfermagem o diretor administrativo do HUCF, Pablo Diego Rodrigues Soares, e a representante do Coren/MG, subseção Montes Claros, Karolina Reis.

Programação Semana da Enfermagem

Até a próxima sexta-feira (24), o Hospital da Unimontes terá uma série de atividades alusiva à Semana das Enfermagem, entre sessões de relaxamento, de maquiagem e de massagem, palestras e café especial. Em parceria com o Coren/MG, o HUCF recebe nesta quarta-feira (22/5), a Conferência “Liderar para Garantir a Saúde Universal nos Diversos Cenários”, às 18h30. Na sequência, acontecem duas mesas-redondas que debaterão “A Enfermagem na Promoção de Uma Cultura de Segurança e Qualidade do Cuidado de Enfermagem” e “A Atuação da Enfermagem Obstétrica no Norte de Minas: Fazendo a Diferença na Assistência ao Parto Seguro e Respeitoso”.

Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros
Museu Regional da Unimontes fara estreia do Projeto CineMuseu na próxima quarta-feira (24)
NASC/Unimontes orienta comunidade acadêmica para preenchimento da declaração do Imposto de Renda
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/ESTUDOS LITERÁRIOS REALIZA OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO