Orientar os pequenos produtores sobre iniciativas para a melhoria das condições de vida e do sistema produtivo, amenizando os problemas enfrentados no campo através de treinamentos e minicursos. Este é o objetivo das visitas técnicas promovidas por alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministrado no Campus de Janaúba. Com o trabalho, eles ajudam também as comunidades rurais no enfrentamento e na convivência com a seca.

As atividades acontecem no âmbito da disciplina de Extensão Rural, envolvendo acadêmicos do nono período e com a coordenação da professora Lize de Moraes Cunha. Na semana passada, foram feitas visitas técnicas a quatro comunidades situadas no município de Janaúba. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Inicialmente, os estudantes estiveram nas comunidades de Nova Colônia, Barroquinhas, Paus Altos e Boi Velhaco, onde foram desenvolvidas atividades para atender algumas demandas dos moradores, destacando a busca de alternativas para a falta de água potável. Foi a segunda visita dos acadêmicos às comunidades neste semestre, atendendo 36 famílias.

Além da busca de alternativas para resolver o problema da falta de água potável, foram promovidos minicursos (com três horas de duração) sobre sistemas orgânicos de produção de hortaliças. Conforme a professora Lize de Moraes, os agricultores foram orientados sobre a produção orgânica de alimentos, biocaldas (caldas biológicas que controlam as principais pragas e doenças em hortaliças), produção de mudas de hortaliças, poda de fruteiras.

Também foram repassados conhecimentos sobre os processos de enxertia e compostagem (produção de composto – adubo orgânico, formado por matéria orgânica humidificada, obtida a partir da transformação, decomposição biológica, de restos orgânicos, sobras de culturas, frutas, verduras e dejetos de animais). Entre os trabalhos realizados, foram preparadas caldas a base de extratos de Nim e Buganville para controle de insetos, calda bordaleza (utilizada para controle de doenças fúngicas), poda das fruteiras, enxertia de fruteiras e compostagem.

Na comunidade de Paus Altos, atendendo convite dos acadêmicos, esteve presente o secretário de Agricultura de Janaúba, Gilvan Rogério Silva. Foram discutidas diversas questões e problemas enfrentados pelos moradores, sendo um dos mais sérios deles a falta de água potável. Os integrantes da comunidade foram cadastrados para o recebimento de cisternas de placas construídas dentro de programa do Governo Federal. As cisternas servem para a captação de água da chuva, que é armazenada para garantir o consumo das famílias durante todo o período de estiagem. Além disso, foi agendada mobilização junto à Cemig para a instalação de equipamento para medição do uso da energia na irrigação no período noturno (“tarifa verde”), visando a redução de custos e viabilizar economicamente a produção e a comercialização dos produtos.

No último dia 25, os alunos de Agronomia fizeram visita técnica à comunidade de Mandacaru, onde foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para o atendimento das demandas dos agricultores familiares na área da assistência técnica e extensão rural. Foi a segunda visita à mesma comunidade neste semestre.