A acadêmica Isadora Ramos Alkmim, do 5º período do curso de medicina, é a primeira aluna da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contemplada com uma bolsa de estudos pelo projeto Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela acaba de ser selecionada no âmbito do programa de intercâmbio e estudará em 2012 na Universidade de Oregon (Eugene, Estados Unidos), juntamente com mais quatro universitários brasileiros. Nessa seleção, foram beneficiados cerca de 600 estudantes universitários do País. A duração da bolsa de estudos é de 12 meses.

“Sei que essa experiência me proporcionará contato com laboratórios, estudos e cientistas renomados e, dessa forma, terei embasamento para definir melhor meus passos na investigação científica, aos quais pretendo dar continuidade no meu regresso ao Brasil”, destacou a estudante, que segue viagem para a América do Norte no próximo dia 3.

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) foi responsável pelo processo de seleção dos universitários, seguindo à risca critérios como bom rendimento acadêmico, proficiência em inglês e interesse e envolvimento em pesquisa científica. “Sempre tive interesse por atividades científicas, já tendo participado de alguns projetos desde o primeiro período do curso de medicina”, salientou a acadêmica.

Isadora Ramos ingressou na Unimontes em 2008, pelo Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES); já no segundo período apresentou-se como voluntária ao programa de iniciação científica do curso de medicina, tendo sido contemplada em 2010 com bolsa do Programa de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Atualmente, desenvolve as pesquisas “Retinopatia da prematuridade em neonatos” e “Análise de ocorrência de fendas palatinas”. Os dois trabalhos são orientados pelo professor Hercílio Martelli Júnior que, além de docente do departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da instituição, é diretor adjunto de Ciência da Fapemig.

IMPORTNCIA – O professor Hercílio Martelli Júnior, orientador da acadêmica, destacou a importância do programa “Ciência Sem Fronteiras”, tendo em vista “o reconhecimento da pesquisa e da pós-graduação brasileira, sobretudo, pelo foco tecnológico e de inovação que acompanham o escopo do programa”. Ele ressaltou, ainda, “o esforço e a seriedade com que a estudante tem conduzido suas atividades na graduação’, frisando que a acadêmica “está dando o primeiro passo de muitos outros alunos que a acompanharão durante sua trajetória acadêmica e profissional”.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

O programa Ciência Sem Fronteiras, recentemente lançado pela presidente Dilma Rousself, visa o desenvolvimento tecnológico e o estímulo a processos de inovação no Brasil por meio da mobilidade internacional em parceria com as melhores instituições de ensino superior mundiais. Através do programa, os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação pretendem enviar mais de cem mil estudantes brasileiros às melhores universidades do mundo em menos de quatro anos.

As universidades brasileiras, dentre as quais a Unimontes, foram selecionadas para participar do programa em face aos bons indicadores acadêmicos junto ao MEC e da relevância de sua produção científica, além de manter programas de iniciação científica e pós-graduação. A adesão da Universidade Estadual de Montes Claros foi concretizada pelo Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NICI), coordenado pelo professor João Felício Rodrigues Neto, através da assinatura de um termo de adesão que tornou possível aos alunos da instituição a participação do processo seletivo para concessão de bolsas de estudos no exterior.

MAIS OPORTUNIDADES

Ainda dentro do programa Ciência Sem Fronteiras, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi contemplada, também, com oito bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O processo de seleção dos acadêmicos está sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, sendo que o benefício terá a duração mínima de seis meses e máxima de 12 meses, com início a partir de março de 2012.

As inscrições dos interessados (entrega de documentos exigidos) devem ser feitas até o dia 23 de março, de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Pró-Reitoria de Pesquisa – Coordenadoria de Iniciação Científica (Anexo do prédio 5/Reitoria – 2º andar).